O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Estas imagens da Terra foram captadas por missão espacial indiana a partir da Lua?

Sociedade
O que está em causa?
No dia 23 de agosto, a missão espacial Chandrayaan-3, da Índia, alunou com sucesso perto do Polo Sul da Lua. Poucos dias depois começou a ser difundida nas redes sociais uma série de fotografias da Terra supostamente captadas pela missão indiana. Essas imagens são genuínas?

Imagem da Terra feita da Lua pela Chandrayaan-3 (Pragyan Rover) enviada pela Índia e que recentemente pousou na Lua”, descreve-se num post de 27 de agosto no Facebook que exibe o conjunto de fotografias em causa.

Recorde-se que poucos dias antes, a 23 de agosto, a missão espacial Chandrayaan-3, da Índia, alunou com sucesso perto do Polo Sul da Lua.

Esta série de imagens supostamente captadas pela missão espacial indiana tem sido partilhada em várias redes sociais (e com descrições em diferentes línguas), desde o Facebook até ao Instagram, X/Twitter, TikTok, entre outras.

São genuínas e correspondem à descrição patente nas referidas publicações?

Através de ferramentas de análise identifica-se a origem das imagens num clip de vídeo difundido pelo WION (World Is One News), um canal de notícias (em língua inglesa) sediado na Índia.

Esse conteúdo multimédia data de 23 de agosto – cerca de sete horas antes de a missão espacial Chandrayaan-3 ter chegado à Lua – e consiste em imagens artificiais geradas por um sistema de Inteligência Artificial, visando responder à seguinte pergunta:

“Como será a aparência da Terra a partir da Lua após a alunagem da Chandrayaan-3?”

A Inteligência Artificial criou estas fotografias impressionantes, imaginando a Terra vista da superfície lunar”, indica-se noutro clip que faz parte de uma sequência de vídeos difundidos pelo WION nas redes sociais.

Ou seja, as imagens são artificiais, geradas por um sistema de Inteligência Artificial. No conteúdo multimédia original da WION surge essa indicação em destaque. Aliás, a sequência de vídeos foi publicada antes da alunagem da Chandrayaan-3.

Mas essas mesmas imagens estão agora a ser partilhadas nas redes sociais como se fossem reais.

Em causa estão duas fotografias da NASA, datadas de 2015 e 1969. Na mais recente, captada a cerca de um milhão de milhas de distância, a Terra sobressai como muito maior do que a Lua. Mas na segunda, captada a cerca de 238 mil milhas, a Terra parece mais pequena. Conclusão: "Acordem! O espaço é 'fake'. Estamos todos a ser enganados."

Em declarações à AFP Checamos, Pratik Prasenjit, dirigente da WION, confirmou que “as imagens utilizadas no artigo foram de facto geradas por Inteligência Artificial e criadas utilizando a ferramenta ‘Midjourney‘”.

“O artigo/web story também menciona explicitamente que elas foram criadas utilizando uma ferramenta de Inteligência Artificial”, sublinhou Prasenjit.

De resto, segundo as últimas informações disponíveis, o equipamento da Chandrayaan-3 – nomeadamente o Pragyan Rover que teria captado as tais imagens da Terra – não terá resistido à exposição solar.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque