O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Estas fotografias mostram Macron após conversa telefónica com Putin durante a guerra?

Ucrânia
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Três fotografias de Emmanuel Macron têm circulado no Facebook e no Twitter desde 8 de março. Em comum, além das imagens, as publicações nas redes sociais apresentam o alegado contexto em que foram tiradas: após um telefonema entre o presidente francês e o seu homólogo russo, Vladimir Putin. Verdade ou falsidade?

Em vários idiomas, são múltiplas as publicações que apresentam três fotografias de Emmanuel Macron numa pose prostrada. “O Palácio do Eliseu publicou imagens do presidente francês após a sua chamada de hoje com [Vladimir] Putin sobre a invasão da Ucrânia”, lê-se num tweet de 8 de março.

Nas imagens, surge Macron cabisbaixo num dos salões da residência oficial do presidente da República Francesa. Mas serão recentes? E foram tiradas no mesmo dia, após uma chamada telefónica com Putin?

As três fotografias são autênticas, mas foram tiradas em ocasiões diferentes e duas são anteriores à invasão russa da Ucrânia a 24 de fevereiro. A autora é Soazig de la Moissonnière, a fotógrafa oficial de Emmanuel Macron, e estão disponíveis na sua página no Instagram.

A primeira imagem, onde o presidente francês surge apoiado numa cadeira, foi tirada a 9 de fevereiro, com a legenda “Salão Verde – Fim da reunião e quase fim do dia”.

As outras duas fotografias foram ambas captadas no Salão Dourado, durante chamadas internacionais. No dia da fotografia de 18 de fevereiro, Macron conversou com vários líderes internacionais como o Joe Biden (presidente norte-americano), Jens Stoltenberg (secretário-geral da NATO), Charles Michel (Presidente do Conselho Europeu). Já no dia 4 de março, o presidente francês falou ao telefone com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e com o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

A agência de notícias Reuters refere que não há qualquer evidência, notícias ou comunicados oficiais que sugiram que Macron e Putin conversaram nos três dias em que as fotografias foram tiradas. Os dois líderes falaram ao telefone a 3, 20, 24 e 28 de fevereiro, e a 3 e 6 de março.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque