O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Estas fotografias de Kamala Harris são autênticas?

Geração V
O que está em causa?
Na rede social X estão a ser difundidas supostas imagens de Kamala Harris, a candidata do Partido Democrata à Presidência dos EUA, quando era mais jovem e com vestidos minimalistas. Verdadeiras ou falsas?

“Espero bem que Kamala nunca seja Presidente dos Estados Unidos da América”, lê-se na descrição de um tweet difundido no dia 8 de agosto de 2024. A publicação viral surge acompanhada de duas fotografias que mostram, alegadamente, a atual vice-presidente norte-americana com roupas reveladoras e pouco apropriadas tendo em conta o cargo que ocupa.

A publicação foi difundida nas redes sociais após a oficialização de Kamala Harris como candidata pelo Partido Democrata na corrida eleitoral à Casa Branca, numa altura em que a onda de desinformação em relação à vice-presidente disparou.

Serão as fotografias reais?

Na caixa de comentários houve quem acreditasse que a alegação fosse verdadeira, mas não há nenhuma evidência de que estas imagens sejam reais ou que mostrem a candidata democrata com este tipo de vestuário. Há, no entanto, vários sinais que revelam que foram geradas por Inteligência Artificial.

De acordo com a análise da “D-Intent Data”, uma plataforma de verificação de factos com origem na Índia, as imagens foram geradas com programas de Inteligência Artificial para atingir a reputação de Harris. Também a “FactCrescendo” e a “Facta News, que integram a rede de fact-checkers da International Fact-Checking Network (IFCN), verificaram estas imagens e chegaram à mesma conclusão.

Tal fica evidente ao observar com atenção as mãos da candidata, uma com os dedos pouco definidos e outra que desaparece junto ao corpo. Isto explica-se com o facto de a Inteligência Artificial ainda apresentar dificuldade em gerar mãos humanas perfeitas, faltando ou sobrando muitas vezes dedos, ou até revelando um movimento da mão pouco natural.

Além disso, testando a imagem na “Sight Engine“, ferramenta de deteção de sistemas de Inteligência Artificial, verifica-se que a probabilidade de ser falsa é de 99%.

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque