Esta manhã, no debate do Estado da Nação, a líder do PAN lembrou o Governo de que, enquanto “negoceia, e bem, com as forças de segurança”, há “bombeiros voluntários que ganham à hora 2,8 euros”. Confirma-se?
Antes de mais, convém esclarecer que, como diz o nome, os bombeiros voluntários não auferem um salário, mas sim uma compensação diária que corresponde não a 8 ou a 12 mas sim a 24 horas de trabalho. Neste momento, essa compensação, para os bombeiros voluntários integrados no combate aos incêndios, é de 67,30 euros, ou seja, de 2,8 euros à hora, como disse Inês Sousa Real.
O valor é agora maior do que em 2023, quando os bombeiros voluntários tinham direito a apenas 2,66 euros por hora. De acordo com a diretiva financeira de 2024, ainda aprovada pela então secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, o Estado passou a comparticipar despesas no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR), onde se podem integrar os bombeiros voluntários.
A Liga dos Bombeiros Portugueses continua, no entanto, insatisfeita e defende uma alteração à diretiva: quer que os bombeiros voluntários integrados no combate aos incêndios passem a receber 4,73 euros à hora.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: