“Cinquenta anos depois de Abril e estamos no ‘top’ da Europa”, ironiza uma publicação partilhada a 23 de setembro no Facebook. O topo – “vencimentos e reformas de miséria”, ou “ustos de Habitação dos mais elevados da Europa” – é ilustrado através de uma tabela, encabeçada por Portugal, referente ao “salário mínimo na Europa” em 2024. Mas será que o português é mesmo o mais baixo desta lista de países?
Desde logo, o salário mínimo português está correto: o montante foi atualizado em 2024, de acordo com a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, para os 820 euros. A atualização também aconteceu em Espanha, onde o salário mínimo mensal subiu para os 1.134 euros em 2024.
Estes são os únicos dois valores significativamente distintos daqueles se surgem nos últimos dados reunidos pelo Eurostat referentes a 2024. Quanto aos restantes, embora não sejam exatamente iguais, ficam bastante próximos. Por exemplo, em França o salário mínimo era de 1.766 euros em 2024. Na Alemanha, a remuneração mínima mensal garantida era, no mesmo ano, de 2.054 euros. Na Bélgica, o montante era de 2.070 euros, menos 100 euros do que nos Países Baixos (2.174 euros). A Irlanda e o Luxemburgo, no topo da tabela, registaram salários mínimos de 2.146 euros e de 2.570 euros, respetivamente.
Em suma, ainda que os valores variem um pouco em relação à tabela, a publicação é maioritariamente verdadeira: a remuneração mínima mensal portuguesa é mesmo a mais baixa deste grupo.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: