Nos últimos dias, tem circulado em várias redes sociais, como o X e o Reddit, uma fotografia que mostra uma suposta sede do Bloco de Esquerda com uma folha de papel branca afixada no vidro onde se lê “aluga-se”.
Tendo em conta a derrota do partido nas legislativas de maio, quando perdeu quatro dos cinco deputados que tinha no parlamento, há vários utilizadores que relacionam o facto de a sede estar disponível para arrendar com os últimos resultados eleitorais do BE. Mas será que é esse o caso?
Não. Em resposta a questões enviadas pelo Polígrafo, fonte oficial do Bloco confirmou que “a fotografia enviada corresponde ao espaço que o Bloco de Esquerda teve como sede na Rebordosa”. No Google Maps existem imagens de dezembro de 2020, que mostram, efetivamente, a sede do partido no n.º 16 da Rua das Cabaneiras, Rebordosa.
No entanto, o espaço foi arrendado apenas entre 1 de março de 2018 e 30 de junho de 2022. “Nessa data, o espaço deixou de ser sede do Bloco, não tendo desde então qualquer atividade relacionada com o partido”, garantiu a mesma fonte do partido.
O Polígrafo teve acesso ao documento referente à comunicação de cessação de contrato de arrendamento. Tal como já havia avançado a fonte do BE, a data para a cessação de contrato indicada no documento é o dia 30 de junho de 2022.
Ou seja, ainda que a imagem da sede do BE de Rebordosa posta a arrendar tenha começado a circular nas redes sociais nos últimos dias, a verdade é que o espaço deixou de ser arrendado ao partido em junho de 2022. A imagem que tem circulado nada tem a ver com o resultado das legislativas de maio de 2025.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: