O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Esta imagem retrata polícia do regime de Maduro a apontar arma a mulher e criança na rua?

Internacional
O que está em causa?
"Ajoelhados e com a arma na cabeça, eles imploram aos agentes para que não atirem", descreve-se nas múltiplas publicações da fotografia que se tornou viral nas redes sociais logo após as eleições na Venezuela.

Angustiante: Policiais de Maduro rendem mãe e filho na Venezuela; ajoelhados e com a arma na cabeça, eles imploram aos agentes para que não atirem”, destaca-se num post de 30 de julho no Instagram, precisamente o dia seguinte à eleição presidencial na Venezuela, que difunde a fotografia em causa.

A imagem também está a ser partilhada viralmente noutras redes sociais como o Facebook, Threads, X/Twitter, entre outras, com descrições similares e em várias línguas. Parece retratar um agente da polícia a apontar uma arma na direção de uma mulher ajoelhada no chão que abraça uma criança.

Verdadeira ou falsa?

A plataforma AFP Checamos identificou a origem da imagem num vídeo publicado a 30 de julho no X/Twitter. Retrata uma situação ocorrida durante as manifestações realizadas na cidade de Valera, na Venezuela, a 30 de julho.

“A sequência, filmada de dentro do banco, mostra que o oficial faz gestos para que a mulher se levante. Em seguida, ela se põe de pé enquanto o questiona, caminhando acompanhada pela criança. Além disso, é possível observar que o policial não segura uma arma em nenhuma das mãos, enquanto um segundo agente se aproxima da cena sem agredir os civis”, informa, com base na visualização das imagens do vídeo.

Noutro vídeo também publicado no X/Twitter, captando a mesma situação mas a partir de outro ângulo, confirma-se que o agente da polícia não tinha uma arma na mão apontada para a mulher e a criança.

Em suma, a descrição das publicações em causa não corresponde ao que realmente aconteceu naquela situação em Valera.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque