O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Esta imagem retrata multidão em São Francisco na inauguração da ponte Golden Gate em 1937?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Desde há anos que circula nas redes sociais, como se tivesse sido captada durante a inauguração da ponte Golden Gate em São Francisco, Estados Unidos da América (EUA), a 27 de maio de 1937. Mas será que retrata mesmo uma multidão no dia em que foi aberta ao público a ponte que viria a servir de modelo à ponte 25 de abril (ponte Salazar até 1974) em Portugal?

A imagem em causa tem sido partilhada nas redes sociais, ao longo dos últimos anos, com a mesma descrição em várias línguas: “Inauguração da Golden Gate, em 1937“. A origem da imagem, contudo, revela uma história diferente.

Foi publicada numa galeria de fotografias da ponte Golden Gate no jornal “San Francisco Chronicle”, em maio de 2015, com a seguinte descrição: “Retrato a partir da Torre Sul, perspetivando a rodovia em direção ao Sul, sobre uma multidão de pessoas na celebração do 50.º aniversário da ponte Golden Gate”.

A autoria da fotografia é atribuída a Deanne Fitzmaurice, fotógrafa norte-americana que colaborada com o “San Francisco Chronicle”. Também está disponível no catálogo da Getty Images, com a mesma descrição e indicação de autoria.

“Sim, esta é a minha fotografia, feita durante o 50.º aniversário da abertura da ponte Golden Gate”, confirmou a própria Fitzmaurice, em declarações à AFP. Ou seja, foi captada em 1987 e não em 1937.

Por sua vez, Paolo Cosulich-Schwartz, responsável pelas relações públicas da Golden Gate, explicou à AFP que a fotografia viral “parece corresponder à celebração do 50.º aniversário” do monumento, em 1987. “Houve um ‘Dia do Pedestre’ na véspera da abertura da ponte para o tráfego de veículos em 1937, mas a multidão que apareceu foi muito menor do que a do 50º aniversário”, sublinhou.

“A ponte Golden Gate (…) foi construída entre 1933 e 1937, ano de sua inauguração. As fotografias de sua abertura ao tráfego de pedestres em catálogos de imagens mostram, como explicou Cosulich-Schwartz, um número de pessoas menor do que a imagem viral”, informou a AFP.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque