“Mais uma vergonha socialista nacional. Este aborto estético é a moeda comemorativa dos 500 anos do nascimento do símbolo nacional Luís de Camões”, anuncia-se num post de 16 de abril no Facebook, exibindo uma imagem da cara e coroa da suposta moeda, em que o rosto de Camões parece estar como que desfigurado.
A partir do que se “pergunta” sobre “quantas dezenas de milhares de euros” terá recebido “o ‘boy’ autor deste aborto estético“.
Mas, colocando de parte tal apreciação subjetiva ou juízo estético, será que a imagem representa fielmente a suposta “moeda comemorativa”?
De facto, a 11 de abril, na Biblioteca da Imprensa Nacional, realizou-se uma cerimónia de apresentação do “Plano Numismático 2024”, com destaque para “os temas, os autores e os designs das moedas comemorativas portuguesas” que serão cunhadas durante o presente ano pela Casa da Moeda.
Segundo informação divulgada na página da Casa da Moeda, o “Plano Numismático 2024” prevê “uma coleção diversificada, composta por 10 moedas de coleção e duas moedas correntes comemorativas, cada uma com a sua própria temática. Desde os 50 Anos do 25 de Abril até às capitais ibero-americanas, passando pelo Euro 2024 e os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, as moedas prometem celebrar uma variedade de marcos importantes”.
Realçam-se também “homenagens à banda Xutos e Pontapés, ao herói Ulisses, aos 100 anos da Federação de Patinagem de Portugal e ao Conhecimento, tema da iniciativa ‘Desenhar a moeda’, realizada em colaboração com a comunidade escolar do Alto-Minho”.
Num prospeto sobre o “Plano Numismático 2024” está disponível mais informação sobre as moedas em causa, nomeadamente a que visa homenagear o 500.º aniversário de Luís de Camões, apresentando uma ilustração da mesma (com visíveis diferenças ao nível da resolução e das cores).
Trata-se de uma criação de José Aurélio, com versões em “cuproníquel” (30 mil moedas), “prata proof” (3 mil moedas) e “ouro proof” (2 mil moedas), valor facial de 5 euros e previsão de lançamento para junho de 2024. Também estará disponível uma “embalagem proof” que consiste num “estojo com certificado de garantia numerado”.
“Luiz Vaz de Camões, nascido em 1524, é homenageado nos 500 anos do seu nascimento. A sua influência na literatura portuguesa, com obras como ‘Os Lusíadas’ e ‘Rimas’, é destacada. A biografia incerta do poeta, desde o desterro até as viagens, moldou sua obra. A Casa da Moeda emite uma moeda comemorativa, desenhada por José Aurélio, destacando o rosto de Camões e o escudo das quinas no reverso, com realces coloridos na versão de prata”, descreve-se no prospeto.
Em suma, a imagem é real e corresponde a uma “moeda comemorativa dos 500 anos do nascimento do símbolo nacional Luís de Camões”. Mas há algumas diferenças entre a imagem do post e a imagem oficial do prospeto da Casa da Moeda. Por exemplo, a versão de prata da moeda terá “realces coloridos” que não são visíveis na imagem do post que, aliás, tem uma resolução mais fraca e rudimentar.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: