O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Esta imagem retrata a atual condição física do velocista jamaicano Usain Bolt?

Sociedade
O que está em causa?
Conquistou um total de oito medalhas olímpicas de ouro entre Pequim (2008) e Rio de Janeiro (2016) e mantém os recordes mundiais de 100 metros, 200 metros e estafetas de 4x100 metros. Retirado da competição desportiva, o atleta jamaicano terá perdido a forma física de uma forma tão acentuada, como parece mostrar esta imagem partilhada viralmente nas redes sociais?

Os velocistas jamaicanos (homens e mulheres) obtiveram resultados decepcionantes nos Jogos Olímpicos de Paris, que terminam hoje, e foi nesse contexto que uma imagem do “reformado” Usain Bolt começou a ser partilhada nas redes sociais. Apesar das oito medalhas olímpicas de ouro e múltiplos recordes mundiais, o atleta jamaicano terá perdido a forma física desde que se retirou da competição desportiva, em 2017.

“Você conseguiria reconhecer este senhor que já foi o homem mais rápido do mundo? Usain Bolt”, destaca-se num post de 3 de julho no Facebook, que exibe a imagem em causa ao lado de outra mais antiga de Bolt, quando ainda estava em competição no atletismo.

A imagem é autêntica e retrata mesmo Bolt?

Através de ferramentas de análise identificamos a fotografia original que serviu de base a esta manipulação. Foi publicada no jornal britânico “Daily Mail”, a 22 de junho de 2023.

Retratava o ex-atleta em Ibiza, de fato-de-banho, a bordo de um iate. Embora não estivesse com a mesma forma física dos tempos de competição, o facto é que a diferença não era tão acentuada como na imagem manipulada.

Aliás, o artigo do “Daily Mail” referia precisamente que, apesar da reforma, Bolt mantinha uma boa condição física.

Na imagem manipulada basicamente foi aumentado o perímetro abdominal, com recurso a ferramentas de edição.

De resto, em vídeos mais recentes, Bolt parece manter a mesma forma física. Não se deixe enganar pelo que vê nas redes sociais.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque