“Absolutamente inacreditável fotografia da ‘Aurora borealis’ sobre Lisboa, espelhada no rio Tejo. Absolutamente inacreditável”, destaca-se numa publicação de 11 de maio no Threads, exibindo uma imagem que suspostamente retrata o fenómeno da aurora boreal na cidade de Lisboa, em aparente perspetiva da Ponte 25 de Abril a partir de Leste.
A fotografia surge com a seguinte indicação de autoria: “PromptCraft by Jorge Phyttas-Raposo.”
Esta imagem é real?
Não. Através de ferramentas de pesquisa apuramos que é uma criação artificial, com recurso a programas de Inteligência Artificial.
Começou por ser difundida nas páginas do autor – Jorge Phyttas-Raposo – nas redes sociais. O qual indicou desde o início que não era uma imagem real.
“A imagem que partilhei não é de ‘Inteligência Artificial’ apenas. É um pouco mais complexo do que isso. Inteligência Artificial tanto está nos vossos telemóveis, como no motor de busca do Google, no vosso pacemaker ou na forma como compram lingerie. A imagem em questão faz parte de um algoritmo detido pelo Midjourney que aplica a variante de text-to-image, i.e., através de palavras, de um ‘prompt’, o algoritmo apresenta a representação gráfica e visual do que se escreveu com todo o poder de contextualização semântico que estas ferramentas possibilitam”, explicou o próprio Phyttas-Raposo numa publicação no Facebook.
Em múltiplas partilhas da imagem, porém, não há qualquer indicação de que não é real (nem sequer da respetiva autoria, em muitos casos). Pelo que aplicamos o selo de “Manipulado” a essas publicações que estão a levar muitas pessoas ao engano.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: