Nos últimos dias, são muitas as imagens das buscas e salvamentos que chegam da Turquia e da Síria, após um forte sismo registado esta segunda-feira ter provocado o desabamento de prédios e provocado milhares de vítimas e desalojados.

Os cães de busca e resgate têm sido essenciais em vários resgates e nas redes sociais as imagens e vídeos dos salvamentos multiplicam-se. Um registo fotográfico em específico tornou-se viral. Mostra um cão junto a uma mão que surge dos escombros.

André Ventura, líder do Chega, partilhou a imagem na sua página oficial de Twitter. "Na Turquia, após este sismo devastador, foi um cachorro que descobriu e salvou a dona. Ainda há seres humanos que maltratam os animais. Devíamos estar-lhes gratos por tudo o que nos dão", escreveu na legenda do tweet.

Mas a referida fotografia não foi captada na Turquia e não é atual. Ou seja, não tem relação com o sismo registado esta segunda-feira.

Recorrendo a ferramentas de pesquisa reversa de imagem é possível encontrar a fotografia no site da agência britânica "Alamy". Data de 18 de outubro de 2018 e está registada como sendo da autoria de Jaroslav Noska. "Cão procura feridos em ruínas após terramoto", lê-se na respetiva descrição.

Não é referido o local em que a imagem foi captada, mas é certo que já tem mais de quatro anos. Assim, é falso que a fotografia partilhada por André Ventura diga respeito a um recente resgate na Turquia.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network