“Será que o Mundo se vai livrar deste genocida?”, questiona um “tweet” de 17 de novembro, que partilha uma fotografia de Netanyahu com uma máscara, deitado numa maca de hospital. Será verdadeira?
Esta imagem é partilhada pelo menos desde outubro de 2023, mês de início da guerra na Faixa de Gaza. Num dos “tweets” que está atualmente viral no X, um utilizador cita como fonte da informação sobre a saúde de Netanyahu uma mensagem em hebraico publicada a 17 de novembro no Telegram. No entanto, horas depois de o conteúdo começar a circular, Netanyahu discursou para legisladores na Assembleia do Knesset.
Segundo a AFP, “Netanyahu visitou o hospital várias vezes desde que iniciou o seu último mandato como Primeiro-Ministro em dezembro de 2022”, mas esta fotografia não é de todo uma representação real de uma dessas visitas. Até porque foi criada por Inteligência Artificial.
De acordo com a plataforma TrueMedia, uma ferramenta de detecção de imagem de IA, há “evidências substanciais de manipulação”.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: