Envoltos em bandeiras da Palestina e com lenços Keffiyeh a cobrir a cabeça ou ao pescoço, a imagem em causa parece mostrar vários ativistas pró-Palestina a desfilar numa manifestação. Terá sido captada em Lisboa, a 27 de janeiro, no decurso da manifestação pelo direito à habitação organizada pela plataforma "Casa Para Viver".

O autor do tweet, publicado no dia seguinte, coloca o que diz ser uma "pergunta sincera", em relação à imagem: "Que tem a ver a Palestina com o problema da habitação em Portugal?"

Mas será que esta fotografia foi mesmo captada na manifestação de 27 de janeiro pelo direito à habitação em Lisboa?

Não. A imagem não é atual e não foi captada em Lisboa, nem em qualquer outra cidade portuguesa onde no sábado também se realizaram manifestações similares pelo direito à habitação.

Na verdade foi originalmente publicada num blog - "Everyphototunity" - a 15 de novembro de 2023.

Nessa publicação, a autora diz ter-se juntado a "um milhão de pessoas em Londres no fim-de-semana passado [11 e 12 de novembro] para apelar a um cessar-fogo contra o brutal bombardeamento de Gaza por parte de Israel e ao fim da ocupação contra todo o povo palestiniano".

A fotografia já tinha sido publicada na página de Instagram da mesma autora, a 12 de novembro de 2023. A autora descreve-se como sendo uma "mulher muçulmana londrina" que tenta "captar o grande e bonito mundo através de uma lente, em todas as oportunidades".

Quanto à referida manifestação, confirma-se que ocorreu uma manifestação pró-Palestina no dia 11 de novembro que juntou centenas de milhares de pessoas no centro de Londres, Reino Unido. A estação de televisão Al Jazeera classificou o evento como "a maior manifestação pró-Palestina realizada no Reino Unido" e informou que os "organizadores dizem que foi também uma das maiores da história política britânica".

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.