O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Esta imagem é recente e mostra multidão de apoio a Donald Trump em Nova Jérsia?

Geração V
O que está em causa?
Na rede social X, Roger Stone, simpatizante de Donald J. Trump partilhou uma foto que alegadamente mostra a multidão que o ex-presidente dos EUA juntou em New Jersey. Será verdade? O Polígrafo verifica.

“Sim, Nova Jérsia está com Donald Trump. Poderia Joe Biden atrair uma multidão como esta?”, lê-se num tweet publicado por Roger Stone, simpatizante de Donald Trump e antigo assessor político controverso. Este partilha ainda uma fotografia de uma multidão em que este alega estar ali devido à presença do ex-presidente dos EUA.

A publicação na rede social X conta até à data com mais de 1,6 milhões de visualizações, mas será que imagem corresponde ao que é alegado?

Não. Após uma análise da fotografia partilhada, chega-se à conclusão de que foi tirada há 30 anos e longe de Nova Jérsia.

A fotografia mostra a multidão que um concerto de Rod Stewart, no dia 31 de dezembro de 1994, juntou no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. Trata-se de um dos concertos mais vistos ao vivo de sempre, onde se estima que se encontravam presentes entre 3,5 milhões a 4,2 milhões de pessoas, um número que entrou para o Guinness e até hoje mantém o recorde como o concerto ao ar livre mais visto da história.

Nos comentários da publicação, muitos utilizadores acusam Roger Stone de ser “mentiroso” e outros descobriram a origem da foto e partilharam o verdadeiro contexto nos comentários.

Após ser criticado e chamado à atenção, o amigo de Donald Trump alegou, num tweet feito no dia seguinte, ter sido tudo uma “piada” e declarou que “os liberais não têm sentido de humor”. Juntamente com o comentário, colocou também uma fotografia que denunciava o tweet falso e o facto de ter sido “gozado” pela utilização da fotografia.

Conclui-se assim que Roger Stone partilhou uma fotografia descontextualizada com o objetivo de trazer mais visibilidade a Donald Trump, candidato às presidenciais de 2024 dos EUA. No entanto, Stone não teve sucesso e foi rapidamente descredibilizado. 

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque