“Lá estava ele. Rafael Nadal, entre os voluntários”, descreve um “post” partilhado a 8 de novembro no Facebook, numa altura em que o tempo já prometia dar tréguas à região espanhola de Valência, que sofrera uma DANA (depressão isolada em níveis altos, em português) a 29 de outubro.
“Sem pressas, sem alarido. Um rosto que todos reconhecem, mas que escolheu passar despercebido. São gestos assim que revelam o verdadeiro tamanho de um homem. Títulos, troféus, tudo isso fica pequeno diante de atitudes simples“, continua a publicação elogiosa, uma de muitas que partilha a fotografia de um Rafael Nadal diferente: com galochas, roupa de trabalho e uma pá. Totalmente coberto por lama. Mas será que o tenista esteve mesmo em Valência a ajudar os habitantes?
Não. O autor do “post” até admite que a imagem lhe foi “enviada por um amigo” e que não sabe “quem foi o seu autor”, mas mais importante do que isso é a data em que esta foi feita: outubro de 2018. Há mais de seis anos, o nome de Nadal era notícia pelo facto de o tenista ter ajudado a limpar Maiorca depois da enxurrada que fez mais de uma dezena de vítimas.
As inundações atingiram locais próximos à casa de Nadal, em Maiorca, e foi também por isso que o tenista se juntou aos voluntários, além de ter aberto as portas do seu centro de Ténis a todos os desalojados.
Ou seja, a fotografia agora partilhada nas redes sociais não mostra Nadal em Valência, mas sim na ilha de Maiorca – numa situação semelhante – há seis anos.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: