O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Esta fotografia mostra que o Irão já se estava a preparar para o ataque a Israel?

Guerra Israel-Hamas
O que está em causa?
Utilizadores das redes sociais alegam que uma imagem mostra que as forças militares iranianas já se estavam a preparar para atacar Israel. No entanto, a imagem aérea mostra o exército norte-coreano em 2017, durante a celebração dos seus 85 anos.

“O Irão colocou todas as suas forças armadas em alerta máximo. Donald Trump apela a Israel para acabar com a guerra em Gaza. Porque outro genocídio está a caminho, o Irão e Israel vão atacar-se um ao outro”, informa um “tweet” de 5 de abril. Posts semelhantes destacam uma imagem onde se vê fileiras de veículos blindados e artilharia alinhados ao longo de uma costa. Há quem tenha avançado mesmo que “o Irão está pronto para retaliar“, o que se verificou já na noite deste domingo, mas será que a fotografia em circulação era uma pista?

Não. Uma pesquisa reversa da imagem revela que ela foi publicada pela primeira vez numa notícia da CNN de 25 de abril de 2017 sobre a Coreia do Norte, que estaria então a encenar um enorme exercício militar para celebrar a fundação de seu exército.

“Exercícios de tiro ocorreram em Wonsan, Coreia do Norte, para marcar o 85.º aniversário da fundação do Exército Popular Coreano, de acordo com os órgãos de comunicação estatais norte-coreanos”, lê-se na legenda da fotografia. A CNN credita, pela foto, o Governo norte-coreano e o jornal oficial “Rodong Sinmun”. Já o “Rodong Sinmun” só publicou a foto, a par com mais de 30 semelhantes, a 26 de abril de 2017.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque