“Os pais mais novos do mundo.” É com esta afirmação que uma fotografia se está a tornar viral no Facebook. Um rapaz e uma rapariga surgem lado a lado, enquanto a menina segura um bebé. “Dois estudantes da mesma escola. Ele tem 13 anos. Ela tem 12. O bebé deles tem seis dias”, pode ainda ler-se na descrição. Porém, esta publicação tem duas mentiras associadas. Primeira: o bebé não é filho de nenhuma das crianças. Segunda: as três crianças são da mesma família e estão a promover a coleção de roupa desenvolvida pelo primo.

Na imagem partilhada existe uma referência a duas contas de Instagram – @jaiyaingram e @subwaytatted. A primeira pertence à menina que agarra o bebé e a segunda surge descrita como “Sheri é uma Designer de Moda”. A fotografia aparece em ambas as contas, sendo que na conta @subwaytatted tem associada a seguinte descrição: “Designer à medida Burberry Set feito para os meus primos Bell Jack”. Na conta da rapariga a descrição é direta: “família”. Os dois jovens são os protagonistas de várias fotografias, em ambos os perfis de Instagram.

Agora a verdade, apurada pelo site de verificação de factos americano Truth or Fiction: Não só a fotografia foi utilizada com o objetivo de enganar os utilizadores das redes sociais como a mãe mais nova do mundo está identificada e tem um nome: a peruana Lina Medina tinha cinco anos de idade quando foi levada pelos pais ao hospital queixando-se de dores agudas e de um inchaço na zona do ventre. Depois de alguns exames médicos, constatou-se que a criança estava grávida. O bebé nasceu de cesariana porque o corpo de Lina não estava preparado para o parto normal. No entanto, não houve qualquer complicação e tanto o bebé com a mãe permaneceram saudáveis.

gravida
A mãe mais jovem de sempre tinha cinco anos quando deu à luz créditos: José Sandoval

Segundo o ginecologista que acompanhou o caso, Dr. Gerardo Lozada, Lina Medina teve uma puberdade precoce e começou a ser menstruada aos três anos. Também os restantes estádios da puberdade foram antecipados, levando a um total desenvolvimento dos órgãos sexuais.

Mesmo passados 80 anos, a jovem peruana continua a ser a mãe mais nova do mundo. Lina Mendonça tem atualmente 85 anos e vive no Peru.  O filho morreu em 1979.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network