Enviada ao Polígrafo, esta fotografia que junta o candidato do PSD à Presidência da República e o líder revolucionário Fidel Castro está a circular nas redes sociais.
Por se tratar de uma dupla improvável, há quem questione a veracidade deste registo e faça mesmo a pergunta a chatbots de Inteligência Artificial, como o Grok: “Esta foto de Marques Mendes com Fidel de Castro é verdadeira? Se sim, em que ano foi?”
A resposta é sim: a fotografia é real e foi publicada pelo jornal “Observador” numa entrevista de vida ao social democrata em agosto de 2016. Os vídeos onde este registo surge já não estão disponíveis, mas na legenda da fotografia, Vítor Matos, que conduziu a entrevista, escreve: “Luís Marques Mendes confessa que Fidel Castro o fascina. Conversou com o líder cubano, no gabinete dele, durante uma visita como deputado em 2001: ‘Foi das personalidades que exerceu sobre mim maior fascínio e das mais charmosas e talentosas que conheci.'”
Ao Polígrafo, Marques Mendes esclareceu que “esta fotografia foi tirada em Cuba, mesmo no gabinete de Fidel Castro, e aconteceu em 2001”. O então deputado do PSD visitou Cuba no contexto de uma viagem parlamentar presidida por António de Almeida Santos, então presidente da Assembleia da República. Marques Mendes viajou com Luís Pedro Mota Soares, pelo CDS-PP, João Amaral pelo PCP, Manuel dos Santos pelo PS e Isabel Castro pel’Os Verdes.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: