O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Esta fotografia da família Obama foi captada na ilha de Jeffrey Epstein?

Internacional
O que está em causa?
Partilhada viralmente nas redes sociais, é uma imagem que associa Barack Obama a Jeffrey Epstein, milionário norte-americano acusado de tráfico sexual de menores (e que morreu na prisão em 2019). Supostamente retrata o ex-Presidente dos EUA com a sua família mais próxima (mulher e filhas) em Little St. James, ilha das Caraíbas que pertencia a Epstein. Verdade ou mentira?

“A casinha que aparece no canto superior esquerdo desta foto da família Obama lhe parece familiar? Você sabe em que ilha eles estão, certo?”, questiona-se na rede social Facebook, na legenda que acompanha uma fotografia de Barack Obama acompanhado pela esposa, Michelle, e as duas filhas, Malia e Sasha.

Como pano de fundo, surge o que aparenta ser uma das propriedades de Jeffrey Epstein em Little St. James, ilha privada no mar do Caribe onde o magnata e os seus cúmplices, alegadamente, “traficaram, violaram, agrediram sexualmente e mantiveram em cativeiro raparigas menores e mulheres jovens”. Crimes que, segundo a ação judicial que pendeu sobre os suspeitos, terão ocorrido nos vários edifícios detidos pelo milionário norte-americano.

Mas será que se confirma que esta imagem mostra mesmo a família Obama em Little St. James?

De facto, imagens que circulam na imprensa internacional comprovam que a estrutura que se identifica em pano de fundo na imagem analisada, em tons de azul e branco, é em tudo semelhante a um edifício que tem vindo a ser associado a esta localidade nas Ilhas Virgens Americanas.

Porém, uma pesquisa reversa permitiu chegar à fotografia original protagonizada pela família Obama, partilhada a 4 de agosto de 2020 pela mulher do ex-chefe de Estado norte-americano, Michelle, no Instagram, Facebook e X. Existe, no entanto, uma diferença: a propriedade comumente associada a Jeffrey Epstein não aparece na imagem, pelo que a mesma terá sido posteriormente adicionada. 

Na legenda da fotografia, fica claro que se tratava de uma mensagem de aniversário para Barack Obama, que nasceu a 4 de agosto de 1961. “Feliz aniversário para o meu homem preferido. Um brinde a todos os bons dias, céu azul e novas aventuras que estão para vir”, lê-se na publicação.

Apesar de não existirem mais detalhes neste post que possam ajudar a concluir onde a imagem foi captada, a plataforma de fact-checkingNewtral” determinou, com recurso a ferramentas de geolocalização, que a verdadeira imagem foi captada em Oahu, no Havai – e não nas Ilhas Virgens Americanas. O que permite concluir que a imagem aqui analisada foi manipulada.

O tema foi igualmente alvo de análise por parte de outras plataformas de fact-checking, como a AFP Checamos e a Reuters.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque