“A casa de Putin em Sochi é de 1º supervilão”. Esta é a legenda de uma das muitas partilhas da fotografia que se tornou viral nas redes sociais nas últimas semanas. Na imagem vemos uma casa futurista, branca, erguida a grande altura, rodeada do que parece ser um bosque. Essas publicações dão como certo que a casa pertence a Vladimir Putin, algumas garantem que é a sua residência de férias.

Afinal, esta é de facto a residência de férias do presidente russo?

Não. Utilizando uma das várias ferramentas de pesquisa reversa de imagens existentes na Internet – que permite encontrar imagens semelhantes e rastrear o seu percurso na rede – percebe-se que esta nem é a casa de Vladimir Putin, como não é sequer uma casa edificada.

Na origem desta confusão, está uma publicação no Instagram do arquiteto e designer russo Roman Vlasov, escrita a 25 de janeiro deste ano. Na altura, Roman Vlasov partilhou a fotografia e colocou a legenda: "Casa Putin ou uma história sobre como poderia ser a sua casa”.

Apesar de a mensagem deixar perceber que se tratava apenas de uma suposição, a respectiva geolocalização apontava para Sochi – cidade do sul da Rússia, banhada pelo Mar Negro, conhecida pelo seu clima ameno, destino de férias de magnatas russos (também denominada como "riviera russa") – o que tornava mais verosímil a possibilidade daquela ser, de facto, a casa de férias de Vladimir Putin.

Porém, uma das 14 hashtag que identificam a imagem é a palavra “concept” (conceito) que, sobretudo na área da arquitetura,  remete para projeto e não para construção.

O Polígrafo consultou ainda o portal Design Boom, onde foi publicado, a 5 de fevereiro, um artigo com oito imagens sobre o projeto de Roman Vlasov, sob o título: “Arquiteto russo Roman Vlasov imagina como poderia ser a casa de Putin”.

Em declarações à Agence France Presse (AFP) Fact Check – parceira do Polígrafo na IFCN@Poynter, a rede internacional de Fact-Checking – Roman Vlasov confirmou o caráter ficcional das imagens: “Sim, sou o autor deste projeto. Na minha conta no Instagram há uma descrição deste trabalho, que diz que esta é a minha visão da casa do presidente do meu país, Vladimir Putin. Não escrevi em lado nenhum que essa casa era sua propriedade.”

Em suma, é falso que a imagem apresentada seja uma casa de Vladimir Putin. Trata-se somente do projeto de um arquitecto russo, que não está concretizado nem tem ainda construção prevista.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network