O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Esta ciclovia repleta de obstáculos como postes e árvores localiza-se em Castelo Branco?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Nas redes sociais está a ser difundida uma fotografia de uma ciclovia com obstáculos no seu percurso, nomeadamente duas árvores e um poste de madeira. Alega-se que este “lindo serviço” está instalado em Alcains, no município de Castelo Branco. Será mesmo assim?

“E porque hoje é 1 de maio, nada melhor do que partilhar este lindo serviço em Alcains, Castelo Branco. O caminho para o socialismo na sua versão ciclovia. É impressionante a incompetência dessa gente”, defende-se numa publicação em que se partilha uma imagem da referida ciclovia.

A publicação é seguida de uma série de comentários e partilhas, havendo até quem questione a veracidade da dita imagem.

Será verdade que em Alcains existe uma ciclovia interrompida por árvores, impossibilitando a circulação?

O Polígrafo fez uma pesquisa pela imagem tendo-a identificado na plataforma Reddit, numa publicação feita há dois anos, sem que seja feita referência à localização da ciclovia.

A mesma imagem é utilizada no site “Mini Lua” para ilustrar projetos mal executados. Neste caso, a publicação remonta a 2019 e também não é identificada a origem da imagem ou localização geográfica daquela via.

Com recurso à aplicação Google Maps, o Polígrafo percorreu ainda as ciclovias existentes no município (Ciclovia da Avenida do Dia de Portugal, Ciclovia do Parque Urbano e a Ciclovia da Avenida Professor Egas Moniz) e especificamente as localizadas em Alcains, não tendo identificado em nenhuma das vias qualquer obstáculo à circulação.

Por fim, o Polígrafo contactou a presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Milena Santos, que garantiu não ter sido identificada nenhuma ciclovia como a apresentada na imagem a circular nas redes sociais. “Cumpre informar que a imagem reportada não se encontra dentro dos limites territoriais sob responsabilidade desta junta (nem a mesma é passível de ser identificada como pertencente a locais próximos a esta localidade)”, afirma a presidente da junta, que conclui: “Podem ser identificadas como existentes na Freguesia de Alcains zonas pedonais ou mistas de ciclovia na designada Estrada de Santa Apolónia (piso verde) e Variante/Ciclovia Externa de Alcains (piso vermelho, mas sem qualquer objecto implantado no seu percurso)”, conclui.

Assim, é falso que a ciclovia que está a ser difundida online esteja localizada na freguesia de Alcains como indica a publicação. A imagem conta com, pelo menos, quatro anos e a origem da mesma é desconhecida.

________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque