O que junta Jim Morrison, vocalista da banda The Doors, o guitarrista Jimi Hendrix e o praticante de artes marciais Bruce Lee? Aparentemente pouco. Mas há uma fotografia que circula há vários anos nas redes sociais, tendo sido partilhada vezes sem conta, sempre com uma ideia associada: a de que estas três figuras que marcaram o século XX são ícones de uma postura ‘cool’ - e, já agora, que mantinham uma relação próxima.

No entanto, a imagem esconde uma história bem diferente daquela que salta à vista. Jim Morrison, Jimi Hendrix - a quem abusivamente atribuída a autoria da "chapa" - e Bruce Lee nunca tiraram aquela foto. Trata-se de uma montagem digital que foi feita, tendo por base uma fotografia tirada por Gloria Stavers, editora-chefe da revista 16, no final dos anos 1960, a Jim Morrison, que aparece ao centro.

Jim Morrison

As imagens de Jimi Hendrix e Bruce Lee foram depois sobrepostas a esta primeira imagem. Desconhece-se quando, onde e por quem foram tiradas, mas uma coisa é certa: o guitarrista e o lutador não estavam sentados com Jim Morrison no momento em que a foto foi tirada.

Jim Morrison

 Quer isto dizer que a imagem que nos vendem como ‘cool’ merece, na verdade, a classificação de... 

Pimenta na Língua