Muitas pessoas procuram espaços verdes em busca de ar puro, numa tentativa de compensar o ar inalado nas cidades. Mas será que os ambientes naturais têm sempre uma boa qualidade de ar?

Na verdade, nem sempre. Um ambiente de floresta ou um parque natural também pode apresentar elevados níveis de poluição atmosférica. Um relatório desenvolvido pela Associação norte-americana de Conservação de Parques Nacionais (NPCA, na sigla inglesa) concluiu que "96% dos 417 parques nacionais [dos EUA] são afetados por problemas significativos de poluição do ar" em pelo menos uma das quatro categorias determinadas pelos investigadores – ar pouco saudável, perigo para a natureza, céu com nevoeiro ou alterações de clima.

No que diz respeito à qualidade do ar para os seres humanos, 85% dos parques nacionais "têm ar que por vezes é pouco saudável de respirar". "A poluição do ar está a danificar a saúde pública, obscurecendo as vistas e degradando os mais preciosos parques da nação, desde o Glacier National Park em Montana ao Natchez Trace Parkway no Tennessee ao Cuyahoga Valley National Park em Ohio", afirma a NPCA. Em média, 330 milhões de pessoas visitam os 417 parques nos Estados Unidos.

Um dos problemas identificados no relatório é a elevada concentração de ozono ao nível do solo. O ozono (uma molécula composta por três átomos de oxigénio – O3) localiza-se, maioritariamente, na estratosfera – entre 15 e 35 km de altitude – e confere proteção contra grande parte da radiação ultravioleta nociva que é emitida pelo sol. No entanto, quando está ao nível do solo, esta molécula torna-se prejudicial à saúde dos seres vivos. Em 87 dos parques norte-americanos, os níveis de ozono são "significativamente preocupantes" e em 267 estão num nível "moderado".

"Para as pessoas e a vida selvagem, o ozono torna difícil respirar ao inflamar e irritar os pulmões. Pode causar ataques de asma, garganta e vias respiratórias irritadas e um aperto no peito; é particularmente perigoso quando se respira profundamente", alerta a NPCA. Ou seja: até mesmo os espaços verdes ou ambientes naturais podem apresentar níveis elevados de poluição. Pode acompanhar os níveis de qualidade de ar em tempo real através do mapa interativo desenvolvido pelo "World's Air Pollution". Esta página disponibiliza também os dados referentes a Portugal.

___________________________________

EMIFUND

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network