Ao longo dos últimos dias têm surgido diversas publicações nas redes sociais indicando que o PIB per capita de Portugal foi superado pelo de países como a Eslovénia, Chipre, Estónia, Lituânia e Eslováquia.

Na medida em que essas publicações não apresentam qualquer fonte de informação, vários leitores do Polígrafo solicitaram uma verificação de factos.

Confirma-se que a Eslovénia, Chipre, Estónia, Lituânia e Eslováquia ultrapassaram Portugal ao nível do PIB per capita?

Sim, é verdade.

Embora não indiquem a respetiva fonte de informação, as publicações em causa terão sido baseadas numa nota informativa da base de dados Pordata que foi difundida esta semana nas redes sociais, com o seguinte título: "PIB 'per capita' português já é inferior ao da Eslovénia, Chipre, Estónia, Lituânia e Eslováquia".

A nota informativa remete para um gráfico (pode consultar aqui) da Pordata com os valores do PIB per capita dos 28 Estados-membros da União Europeia. De facto, Portugal está colocado na 21ª posição com 76, sendo superado pela Eslováquia (78), Lituânia (80), Estónia (81), Chipre (86) e Eslovénia (87).

O PIB per capita de Portugal é assim o 8º mais baixo da União Europeia. Ou o 3º mais baixo da Zona Euro - nesse subgrupo está apenas acima da Letónia e da Grécia.

As publicações em análise veiculam uma informação verdadeira, mas não indicam a referência temporal da ultrapassagem pelos cinco países destacados nos títulos. A mensagem implícita é que a ultrapassagem terá sido recente, ou pelo menos durante a anterior legislatura. É nesse sentido que apontam os respetivos comentários ou as alusões a atuais dirigentes políticos como António Costa ou Marcelo Rebelo de Sousa.

Ora, o facto é que o PIB per capita da Eslovénia ultrapassou o de Portugal em 2003, ao passo que o de Chipre foi sempre superior pelo menos desde 1995, de acordo com as estatísticas compiladas na Pordata.

Por outro lado, as ultrapassagens pela Estónia, Lituânia e Eslováquia ocorreram, de facto, em 2018.

.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network