O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Equitação vegana” é uma nova modalidade desportiva na Finlândia?

Sociedade
O que está em causa?
Com cavalinhos de pau em vez de cavalos reais de carne e osso. Vídeo partilhado no Facebook mostra imagens de competição de uma "nova modalidade de 'equitação vegana'" que estará a "popularizar-se" na Finlândia. Verdade ou mentira?

“Conheça a ‘equitação vegana‘. Na Finlândia populariza-se a nova modalidade de ‘equitação vegana’, em que os ‘atletas’ cavalgam sobre cavalos de madeira“, descreve-se numa das publicações do vídeo em causa, que mostra uma competição da suposta modalidade desportiva.

Nas imagens aparecem várias atletas com cavalinhos de pau entre as pernas, imitando o galopar do cavalo real e saltando barreiras, como nas provas de equitação convencional.

Esta história é verdadeira?

Na página “This Is Finland“, produzida pelo Ministério das Relações Exteriores da Finlândia, está publicado um artigo que dá a conhecer este novo “fenómeno finlandês”.

“A mais nova tendência equestre no mundo começou na Finlândia, mas não tem nada que ver com cavalos vivos. Os cavalos de pau são o centro de tudo”, sublinha-se no texto.

Essa tendência começou a expandir-se em 2010 quando “um número crescente de jovens finlandeses começaram a projetar e construir os seus próprios cavalos de pau – versões elaboradas e artesanais que são mais do que meros brinquedos – e também a organizar encontros em que montavam esses cavalos de pau, seguindo regras do hipismo e eventos de salto”.

O crescimento da modalidade denominada como “hobby horsing” (“equitação em cavalinhos de pau”, numa possível tradução para a língua portuguesa) foi impulsionado sobretudo por jovens adolescentes que criaram uma comunidade e registos das competições.

E se lhe dissessem que as multas que pode vir a apanhar por excesso de velocidade na estrada serão calculadas com base no seu salário? Quanto mais ganhar, mais terá que pagar se for apanhado a carregar no acelerador do automóvel acima do limite legal. Para os finlandeses, esta já é a realidade desde há muitos anos, tendo até sido notícia o valor avultado de multas aplicadas a figuras públicas.

De acordo com a informação disponibilizada na página “This Is Finland”, cerca de metade dos participantes tem experiência em equitação convencional e, por isso, transportam algumas das características dos eventos equestres com cavalos vivos para esta mais recente modalidade.

A modalidade “envolve imaginação, inovação e pensamento independente – tudo qualidades que são motivo de orgulho na Finlândia e são altamente valorizadas no mundo atual”, enaltece-se.

O “fenómeno dos cavalos de pau”, destaca-se, começa agora a ser descoberto por outros países como a “Suécia, Dinamarca, Países Baixos, Reino Unido, EUA, Rússia e em toda a Ásia e Austrália”.

Como qualquer outra modalidade desportiva, a equitação com cavalinhos de pau desenvolve-se com a organização de campeonatos anuais. No entanto, importa esclarecer que nos sites ligados à modalidade – “The Finnish Hobbyhorse Association” ou “Humma – Finnish Hobby Horses” – não há qualquer referência à denominação “equitação vegana”.

Ou seja, é verdade que existe esta nova modalidade desportiva na Finlândia, mas denomina-se como “equitação em cavalinhos de pau”, não como “equitação vegana”.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque