"Informação importante: Os médicos do SNS estão a fazer o seguinte pedido às pessoas, pedindo também que partilhem esta informação, para ajudar o SNS a não quebrar de novo e também para a população ser esclarecida. Se suspeitam estar com a Covid-19 e a linha da Saúde 24 não atender, mandem um e-mail para 'atendimento@sns24.gov.pt'. Eles respondem dentro de meia hora", lê-se na mensagem em causa.

Mais, "se têm dúvidas sobre assistência a um familiar, sobre baixas e quarentena, por favor liguem para: 300 502 502". De resto, apela-se: "Por favor partilhem para não entupir ainda mais a linha de Saúde 24".

Esta recomendação é correta?

Na página do Governo dedicada à pandemia em curso informa-se sobre como devem ser utilizados os contactos disponíveis. A linha telefónica SNS 24 (+351 808 24 24 24) é o meio indicado para "triagem de sintomas e esclarecimento de dúvidas" sobre a Covid-19. Quanto ao endereço eletrónico "atendimento@sns24.gov.pt", serve "para esclarecimento de dúvidas", mas não deve ser utilizado "para diagnóstico médico".

SNS 24

Por seu lado, na página do Ministério da Saúde dedicada à pandemia informa-se sobre como devem ser estabelecidos os contactos por quem suspeita estar infetado com o SARS-CoV-2, assim como em relação a outras doenças.

No primeiro caso, a indicação é clara: "Os utentes com suspeita de Covid-19 devem contactar a linha SNS 24".

Os doentes sem sintomas de infeção provocada pelo novo coronavírus são aconselhados a contactarem diretamente - "por telefone ou e-mail" - o respetivo Centro de Saúde.

Em suma, a mensagem da publicação sob análise é enganadora.

________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network