Se recebeu um e-mail da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) com a indicação de um agendamento nas lojas AIMA e a instrução para comparecer num determinado local em datas e horários específicos, esteja atento ao remetente dessa mesma comunicação.
A AIMA alertou esta quinta-feira (22 de agosto) para a circulação de e-mails fraudulentos que utilizam “indevidamente o nome da AIMA para fins desconhecidos”. De acordo com a agência, estes são enviados pelo remetente “noreplyportalsef@saf-aima.pt” que não diz respeito à AIMA ou a “qualquer serviço oficial prestado pela mesma”.
É recomendado que não clique em nenhum link que a mensagem eletrónica possa conter e que “bloqueie o remetente, marque o e-mail como spam e elimine a mensagem imediatamente”.
A mesma fonte informa que os “agendamentos enviados pelos sistemas da AIMA têm sempre origem no domínio ‘aima.gov.pt’, salvo no caso de sistemas de informação que ainda estão em reestruturação, em que são enviados do domínio ‘sef.pt'”.
E se este alerta chegar tarde e já suspeitar ter sido alvo de fraude, a AIMA recomenda a “denúncia imediata às autoridades competentes, nomeadamente através dos formulários online para a denúncia de cibercrimes disponibilizados pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público”. Também é possível “a realização a denúncia presencialmente numa esquadra da PSP ou num posto da GNR”.
Para encontrar informação fidedigna, pode fazê-lo nos canais oficiais de comunicação da AIMA, nomeadamente o seu endereço de e-mail “geral@aima.gov.pt”, o Portal Oficial em “www.aima.gov.pt” ou através das redes sociais oficiais, no Facebook, LinkedIn e X.