- O que está em causa?De acordo com uma recente publicação no Facebook, supostamente contrariando o que se classifica como "paraíso socialista", em Portugal há registo de "82 queixas de violência doméstica por dia". Verdadeiro ou falso?

"Paraíso socialista: cerca de seis crimes sexuais diários com menores; 82 queixas de violência doméstica por dia", realça-se num post de 9 de agosto no Facebook, entretanto sinalizado para verificação de factos pelo Polígrafo.
Estes números têm fundamento?

De acordo com os últimos dados compilados no "Portal da Violência Doméstica", integrado na página da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no segundo trimestre de 2023 registaram-se 7.877 ocorrências relacionadas com violência doméstica que foram participadas à Polícia de Segurança Pública (PSP) e à Guarda Nacional Republicana (GNR) em Portugal.
Somando as 6.986 ocorrências do primeiro trimestre, perfaz um total de 14.863 queixas de violência doméstica nos primeiros seis meses do ano - o que corresponde a uma média de cerca de 82,6 ocorrências por cada dia.

É o número mais elevado dos últimos quatro anos. No "Portal da Violência Doméstica" ressalva-se aliás que "o número de ocorrências participadas à PSP e GNR relativo ao trimestre anterior pode ser superior face aos valores inicialmente divulgados devido à existência de autos elaborados nesse período, mas que só entretanto foram contabilizados".
No mesmo período de tempo (primeiros seis meses de 2023) foram registadas 12 ocorrências de homicídio voluntário em contexto de violência doméstica. Entre as vítimas contam-se 10 mulheres, uma criança e um homem.

Neste indicador adverte-se que os dados em causa "dizem respeito à criminalidade investigada, pelo que são provisórios até ao registo do trânsito em julgado das respetivas decisões e estão sujeitos a modificações decorrentes, nomeadamente, da alteração da qualificação do crime".
____________________________
Avaliação do Polígrafo:
