O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Em fevereiro, Frederico Varandas já tinha dado a entender que aceitaria vender Gyökeres abaixo da cláusula de rescisão?

Polígrafo Futebol
O que está em causa?
As notícias sobre o desagrado de Gyökeres com a direção do Sporting, por esta não o deixar sair do clube conforme o que alegadamente estava combinado, levou o presidente do clube a tomar uma posição pública. Frederico Varandas reconheceu hoje, pela primeira vez de forma explícita, que o clube aceita vender o passe do jogador abaixo do valor da cláusula de rescisão (100 milhões de euros). Mas já o tinha sugerido em fevereiro?

 

“Uma coisa eu posso garantir: o Viktor Gyökeres não sai por 60 + 10, não sai!” e “o Sporting não vai exigir a cláusula de rescisão”. Estas foram as declarações mais concretas quanto aos números que poderá assumir um eventual negócio de venda de Gyökeres proferidas, hoje, por Frederico Varandas.

Em 21 de fevereiro, em entrevista à Sporting TV, o tema da venda do avançado sueco e de um eventual acordo de cavalheiros para que este pudesse ser transacionado abaixo dos 100 milhões de euros esteve em cima da mesa. Frederico Varandas respondeu assim:

 

Pergunta: Havia aqui o receio natural dos sportinguistas de que, por exemplo, Viktor Gyökeres pudesse sair já neste mercado de janeiro. Acabou por ficar. É inevitável a saída no final da temporada? Os sportinguistas têm de se preparar para isso?

Frederico Varandas: Eu não vou… o Viktor Gyökeres chegou no verão, há um ano atrás, há um ano e meio atrás, depois, no mercado de janeiro – exatamente há pouco mais de um ano – o Viktor ia sair, depois fomos campeões nacionais, o Viktor já quase nem ia celebrar o campeonato, já se ia embora, ficou. Depois, neste mercado de janeiro, era impossível reter o Viktor, ficou. Por isso, eu não vou alimentar, o Viktor já é demasiado mediático e tem demasiado valor – por mérito dele – e não vale a pena estar aqui agora, em fevereiro, a falar do mercado de verão.

 

Pergunta: Mas não está, por exemplo, como se ouve, apalavrada a saída dele por um valor abaixo da cláusula de rescisão?

Frederico Varandas: Os jogadores têm mercado, têm cláusulas de rescisão e, chegando a altura do mercado, o Sporting vai ter sempre de tomar sempre as decisões e defender os interesses do clube como tem feito até agora.

 

Com efeito, quando referiu que o Sporting teria de tomar decisões, Frederico Varandas, em fevereiro, já reconhecia implicitamente que libertaria Gyökeres por valor inferior a 100 milhões de euros.

 

_____________________________

Avaliação do Polígrafo Futebol:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque