O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Em 2023 foram registados mais 5 mil novos milionários e mais 40 mil crianças em risco de pobreza?

Política
O que está em causa?
Em publicação no Facebook destaca-se uma suposta citação de Paulo Raimundo, líder do PCP, que terá dito que "olhos nos olhos damos combate a esta política que num ano cria 5 mil novos milionários e deixa mais 40 mil crianças em risco de pobreza". Os números evocados têm fundamento?

“No almoço de hoje em Fronteira (Portalegre), Paulo Raimundo abordou os 70 dias de Governo”, começa por se contextualizar num post de 11 de agosto no Facebook, realçando depois para uma citação atribuída ao secretário-geral do PCP: “Este Governo tem-se gabado muito de muito fazer em pouco tempo. E, de facto, foi muito rápido a confirmar aquilo que sempre dissemos. Este Governo faz, faz muito, faz rápido, para os grupos económicos, para os mais ricos, para quem mais ganha e para quem mais se apropria e distribui entre si os lucros milionários que vai acumulando.”

Na mesma ocasião, o líder dos comunistas também terá lamentado a falta de “uma mais justa redistribuição da riqueza”, criticando a “política levada a cabo” por PSD e CDS-PP – que o Chega e o Iniciativa Liberal “querem acentuar” e “com a qual o PS se compromete e se recusa romper”.

Culmina na citação (ligeiramente alterada) que surge em destaque na imagem: “Mas o que vale a estabilidade de uma política que ao mesmo tempo que cria 5 mil novos milionários por ano, empurra para a pobreza mais 40 mil crianças?”

Raimundo proferiu mesmo essa declaração? E os números indicados têm fundamento?

Sim. A imagem foi replicada a partir de uma publicação nas páginas oficiais do PCP nas redes sociais (por conferir aqui ou aqui). E confirma-se que Raimundo proferiu tal declaração, no decurso de um comício realizado em Fronteira, Alentejo, no dia 11 de agosto (pode conferir aqui).

Quanto aos números, de acordo com o “Global Wealth Report 2024“, desenvolvido pela UBS, em 2023 registaram-se 171.797 milionários em Portugal, o que representa um aumento de 5 mil face ao ano de 2022.

No que concerne ao número de crianças em risco de pobreza, em 2023 contabilizaram-se 379 mil crianças nessa situação. Verificou-se um aumento de 40 mil relativamente a 2022. Os dados são do Eurostat e foram divulgados em junho de 2024 pelo “Jornal de Notícias“.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque