Em múltiplas publicações nas redes sociais, do Facebook ao Instagram, destaca-se que “Elon Musk surpreende o mundo com a aquisição da Ford. Numa jogada inesperada, Elon Musk anunciou a compra da icónica marca de automóveis Ford, um marco na indústria do setor automóvel”.
Realça-se também que a aquisição “surpreendeu os investidores e os seguidores do setor” e representa “uma etapa revolucionária no mercado de veículos elétricos e de condução autónoma”.
É verdade que, no dia 25 de maio de 2023, Musk e o presidente executivo da Ford, James Farley, protagonizaram uma conversa transmitida em direto no X, tendo anunciado então uma parceria de colaboração entre a Tesla e a Ford. Os proprietários de veículos elétricos da marca Ford passariam a ter acesso aos carregadores da Tesla (detida por Musk) através de adaptadores.
No entanto, não fizeram qualquer referência a uma suposta aquisição da Ford por Musk.
Em resposta à AFP Checamos, o porta-voz da Ford garantiu entretanto que “a história [da aquisição] é completamente falsa“.
Também não há qualquer notícia, registo público ou comunicado da Tesla ou da Ford sobre a pretensa aquisição.
De resto, a imagem em que Musk cumprimenta Farley com um aperto de mão, junto a instalações da Ford (com o logótipo da marca em grande destaque) foi gerada por uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA). Um dos sinais mais evidentes da manipulação é o facto de a mão de Musk ter seis dedos.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: