Durante a madrugada desta quarta-feira (em Portugal) começam a conhecer-se os resultados das eleições norte-americanas, ainda que o Presidente eleito possa só ser conhecido nos próximos dias. Entretanto, nas horas que antecedem a divulgação dos primeiros resultados, começaram a ser partilhadas no X publicações que indicam que Elon Musk – apoiante assumido da candidatura de Donald Trump – terá mudado o símbolo do “like” na rede social.
O vídeo presente nas publicações mostra um suposto utilizador a clicar no “like”. O ato, que normalmente se limita a colorir de vermelho o coração deliniado, desta vez leva a que, primeiro, apareça o símbolo de uma pequena urna de voto. “Elon Musk alterou o botão do “like” para as eleições dos Estados Unidos (e não é falso…)” diz um utilizador da rede social. “Elon mudou oficialmente o botão do ‘like’ para apoiar Donald Trump!”, exclama outro.
Há ainda quem afirme que Elon Musk mudou o botão ao “ver a vantagem de Trump”, colocando na mesma publicação uma sondagem que indica que Trump poderá ficar à frente de Harris em todos os “swing states” (Estados onde é menos óbvio quem será o vencedor, onde há historial de vitória de democratas e republicanos).
No entanto, a verdade é que o símbolo do “like” não foi alterado, ao contrário do que indicam os utilizadores do X. O Polígrafo fez a experiência: quer em publicações normais quer naquelas que incluem hashtags relacionados com as eleições norte-americanas o resultado foi sempre o mesmo. Um “like” transforma-se no pequeno coração vermelho habitual no X.
Esta é uma conhecida estratégia para levar os utilizadores a carregar no botão, aumentando o número de interações com as publicações em questão e tornando-as virais.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: