À direita uma imagem de Elon Musk com os filhos, à esquerda o fundador da Tesla e da SpaceX surge sozinho. Mas a atenção é centrada na parte de baixo da imagem: "Os meus filhos não escolheram nascer. Eu escolhi ter filhos. Eles não me devem nada. Eu devo-lhes tudo". A imagem tem sido partilhada em diferentes redes sociais.

Em lugar algum da publicação é referido que a frase é da autoria de Elon Musk. No entanto, a construção da publicação faz com que o leitor associe a frase às imagens utilizadas. Fazendo uma pesquisa pela citação é possível identificar que se trata de uma das muitas frases inspiracionais sobre parentalidade que estão disponíveis em blogs, fóruns e redes sociais – existindo até cartazes à venda com referida citação.

A imagem que junta Elon Musk e a citação foi publicada pela conta de Instagram Business Growth Mentor e é, como explica a descrição, inspirada numa publicação praticamente igual criada pela conta Better Chapter (tanto no Instagram como no Facebook). Ambas as publicações apresentam exatamente a mesma composição gráfica.

Ao pesquisar a frase, não é possível encontrar qualquer relação com Elon Musk. Um artigo publicado pelo blog canadiano Alphabeautics – uma plataforma dedicada ao consumidor – reuniu as 25 principais citações do líder da Tesla sobre parentalidade e não há qualquer referência à frase em análise.

Já a imagem onde Elon Musk surge com os filhos é verdadeira e, segundo o tablóide britânico "The Sun", foi publicada no Instagram por Amber Head, antiga namorada do fundador da SpaceX. A fotografia não está atualmente disponível no perfil da atriz.

Elon Musk tem seis filhos: dois gémeos de 17 anos, três gémeos de 15 anos e um bebé de um ano. Os cinco filhos mais velhos são fruto do casamento com a canadiana Justine Wilson, que terminou em 2008. O mais novo – cujo nome, X Æ A-Xii, causou bastante polémica – resulta da relação com Grimes, nome artístico de Claire Boucher. No artigo do "The Sun" é referido ainda que "Musk nunca falou publicamente sobre a sua vida com os seus filhos".

Concluindo: o formato da publicação leva o leitor a fazer uma associação entre a frase e as imagens de Elon Musk. No entanto, não há provas que a citação seja da autoria do fundador da Tesla. A frase em questão surge como uma citação inspiracional em diversas plataformas, sem qualquer referência ao autor.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network