"Segundo a inquisição moderna do Papa Francisco, os não vacinados vão para o inferno. Heresias 171 versículo 666", destaca o autor de uma publicação no Facebook, datada de 28 de janeiro. O post inclui uma alegada primeira página do diário espanhol "El Mundo", que terá ido para as bancas a 27 de abril de 2021.

Contudo, há diversos sinais que demonstram que estamos perante uma capa falsa, que foi manipulada para espalhar desinformação.

Em primeiro lugar, uma pesquisa no site do "El Mundo" revela de imediato a capa verdadeira que foi publicada a 27 de abril de 2021. Ao colocar as capas lado a lado, observamos que praticamente toda a primeira página foi alterada em termos de notícias, tipo de letra (incluindo títulos em maiúsculas) e fotografias. Apenas a data e parte do topo da página foram mantidos.

Em segundo lugar, uma pesquisa reversa pela fotografia partilhada do papa Francisco para ilustrar a capa falsa é posterior a 27 de abril de 2021. Ou seja, se a manchete fosse autêntica, esta imagem nunca poderia ter sido utilizada simplesmente porque ainda não tinha sido captada.

Na verdade, a fotografia foi tirada a 24 de dezembro de 2021, pelo fotógrafo da "Agence France-Presse" Filippo Monteforte, durante a Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Por fim, o Polígrafo não encontrou qualquer declaração do chefe da Igreja Católica a prever que os negacionistas vão para o inferno por recusarem a vacina contra a Covid-19, nem nenhum apelo do papa sobre a vacina ser uma condição essencial para a "entrada no reino dos céus". A plataforma de fact-checking "Maldita" verificou, em dezembro de 2020, uma publicação semelhante.

Avaliação do Polígrafo: 

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network