- O que está em causa?Em publicação no Facebook garante-se que sim e o Polígrafo, respondendo à solicitação de leitores, confere os últimos dados compilados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre os preços dos combustíveis em Portugal e nos restantes Estados-membros da União Europeia.

"Pois... Sem impostos, Portugal teria combustíveis mais baratos do que Espanha", destaca-se num post de 27 de julho no Facebook, enviado ao Polígrafo com pedidos de verificação de factos.
Esta alegação tem fundamento?
A resposta encontra-se no "Boletim Preços UE-27 Combustíveis" referente ao segundo trimestre de 2023 (pode consultar aqui), publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) nesse mesmo dia 27 de julho.

Começando pela gasolina 95 simples, segundo apurou a ERSE, "p preço médio de venda sem impostos da gasolina na UE-27 não apresentou alterações expressivas do primeiro trimestre de 2023 para o segundo trimestre de 2023. Portugal praticou um preço médio de venda sem impostos 2,9 cêntimos por litro inferior ao de Espanha".
"Portugal apresentou uma maior carga fiscal (51%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o preço médio de venda português foi cerca de 6,5 cêntimos por litro superior ao de Espanha", sublinha a ERSE. "Os preços médios de venda nacionais são mais altos do que a média UE-27, mantendo a 11.ª posição dos países com preços mais altos".

No que respeita ao gasóleo simples, "o preço médio de venda sem impostos do gasóleo na UE-27 diminuiu 13,4 cêntimos por litro do primeiro trimestre de 2023 para o segundo trimestre de 2023. Sem impostos, o preço médio nacional é 3,4 cêntimos por litro inferior ao do país vizinho".
"O peso fiscal em Portugal (46%) foi superior ao espanhol (43%), levando a que o preço médio de venda praticado em Portugal fosse 0,8 cêntimos por litro superior ao de Espanha", destaca-se no boletim.
De resto, "o preço médio de venda nacional situou-se abaixo dos valores médios da UE-27, atribuindo a Portugal o 12.º lugar dos preços mais baixos. Sem impostos, Portugal ocupa a 11.ª posição dos países com preços mais baixos".
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
