“Então o Marcelo condecorou uma Sra. prostituta profissional, que, neste momento, está num serviço de acompanhante ao ladrão do Lava-Jato, certo?”. A acusação é proferida no Twitter por Luc Mombito, membro do Conselho Nacional do Chega, referindo-se a Rosângela Lula da Silva, mulher do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Mas não é o único que coloca a primeira-dama em cheque pelo seu alegado passado ligado à prostituição.
No Twitter, multiplica-se esse mesmo boato de que Rosângela – também conhecida como ‘Janja’ – foi “prostituta de luxo” e subiu na vida devido a esse passado. Mas terá esta acusação fundamento?
Não. Os boatos de que a primeira-dama brasileira teria sido prostituta têm-se multiplicado nas redes sociais, mas não correspondem à verdade.
O boatos.org esclarece que este rumor terá origem numa mensagem – acompanhada por uma série de fotografias – a circular principalmente pelo Whatsapp em que se afirma que “Janja é prostituta de luxo do cabaré”.
Alega-se ainda que foram encontradas imagens da primeira-dama no telemóvel de Moa Moacir, “um dos maiores traficantes de droga”, e que o mesmo terá até tentado destruir o telemóvel no momento em que foi detido no Rio de Janeiro.
Essas supostas imagens que comprovariam o passado ligado à prostituição de Janja já foram desmentidas anteriormente pelo mesmo site e também não são verdadeiras. Tratam-se de imagens de três mulheres, uma das quais de óculos, acompanhadas de um homem numa banheira com várias garrafas de bebida. Esse homem seria o “tabelião de Ponta Grossa” e Janja seria uma das prostitutas.
Há várias versões sobre o vídeo, mas, além de este estar a ser divulgado sem o consentimento das pessoas envolvidas – segundo refere o jornal Boatos.org -, também não conta com a presença da mulher de Lula da Silva. Nenhuma das três mulheres é Janja.
Outra das falsidades difundidas na mensagem é a de que Moa Moacir é “um dos maiores traficantes de droga” e foi fotografado com a primeira-dama. Na realidade, Moacir é amigo de Lula e Janja e não é o traficante de droga a que as mensagens se referem.
O traficante em causa chama-se Fernando Luiz Doval Júnior, um dos homens mais procurados do Rio Grande do Sul, e foi detido no Rio de Janeiro. Nas redes sociais está a ser partilhado o vídeo da sua detenção associando-o a uma fotografia de Moacir Bortolozo com Janja. A fotografia original foi identificada e verificada pela AFP Checamos.
De resto, importa referir que Rosângela estudou Sociologia na Universidade Federal do Paraná e tem um MBA em Gestão Social e Sustentabilidade e uma especialização em História.
Além disso, foi assistente do diretor-geral e coordenadora de programas relacionados com o desenvolvimento sustentável na empresa Itaipu. Janja foi também assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobras.
_________________________
Avaliação do Polígrafo: