O primeiro jornal português
de Fact-Checking

É verdade que morrem 8.500 crianças à fome diariamente?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Chamam-lhe o "vírus da fome" e até lhe atribuem uma vacina: a comida. Em causa a alegada morte de cerca de 8.500 crianças por dia. Será que estes números são reais e confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU)?

Uma bacia, uma criança visivelmente desnutrida e números: é desta forma que um “post” de 15 de agosto, divulgado no Facebook, pretende chamar a atenção para as mortes provocadas pela fome no Mundo, sobretudo em idade infantil. Segundo a imagem partilhada, são 8.500 as crianças que morrem por falta de comida todos os dias. Será assim?

face

É comum deparar-mo-nos com slogans que muitas vezes nos dizem quantas crianças morrem a cada 10 segundos, por exemplo. Outros optam por calcular o número de mortes à fome por minuto, por semana ou até por ano. São cálculos simples, rápidos e que não exigem demasiado esforço: mas serão suficientes?

É um facto que, anualmente, milhões de crianças no mundo morrem por má nutrição. Segundo a Acción Contra El Hambre,Save The Children ou o World Food Program, mais de 3 milhões de crianças morrem por fome todos os anos. Basta dividir este valor por meses, depois por dias, depois por h0ras e segundos para obter um número com que as pessoas se identifiquem. Resta saber se estes cálculos – que se mantém quase intactos desde há mais de uma década – são válidos o suficiente.

À “BBC”, em 2013 (quando estes números começaram a circular), fonte do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) desaprovava esta tática, já que “é um pouco enganadora“, disse Jane Howard.

Era o próprio PAM que costumava afirmar que uma criança morria de fome a cada seis segundos, mas a estratégia caiu em 2008. Uma vez que os números podem mudar de ano para ano, “torna-se muito confuso” atualizar estes dados e coordená-los com aquilo que é partilhado online.

“A ciência diz algo bem diferente”, garantia Howard, focando-se nas ramificações das mortes em crianças de tenra idade: “Certamente há circunstâncias extremas em que as crianças morrem de fome, mas a verdade é que a grande maioria desses números de que estamos a falar visam crianças que, por não terem tido a nutrição correta nos primeiros tempos das suas vidas, são muito suscetíveis a doenças infecciosas, como o sarampo.”

Em suma, importa considerar que os números tidos em conta não são atualizados há algum tempo, podendo conter desvios significativos. Por fim, não podemos desconsiderar a forma como a frase foi escrita, levando a crer que todas estas mortes são provocadas pela falta imediata e não colmatada de alimentos.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque