“Precisamente aqui em frente à Quinta da Regaleira, Sintra, está a ser construída, imaginem o quê: uma enorme mesquita. Não acho normal”, denuncia-se num vídeo partilhado nas redes sociais e que está a gerar controvérsia.
Pela arquitetura visível no vídeo, percebe-se que em causa estão as obras na Quinta do Relógio, um palácio de estilo neoárabe. É neste local que, segundo o protagonista do vídeo, estará em curso um projeto com “milhões de euros a rolar” para a construção de um local de culto islâmico.
A publicação tornou-se viral, com milhares de partilhas e uma onda de revolta nos comentários. Mas será que diz mesmo a verdade?
Não.
Embora mantenha a denúncia ao longo de todo o vídeo, o protagonista reconheceu depois, num comentário, que não encontrou “confirmação sólida em fontes oficiais ou memórias públicas” sobre o projeto. E não o conseguiu fazer porque na realidade não está a ser construída nenhuma mesquita.
Contactada pelo Polígrafo, a Câmara Municipal de Sintra desmentiu as alegações proferidas no vídeo, explicando que o edifício – que é propriedade privada – está apenas a ser sujeito a obras de restauro.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: