O primeiro jornal português
de Fact-Checking

É verdade que “antes do 25 de Abril tínhamos 128 ricos e agora temos 19.849 milionários e multimilionários”?

Sociedade
O que está em causa?
"Foi tudo gente que passou pela política. Alguns chegaram nos anos 80 à estação de Santa Apolónia com uma meia de cada cor, agora têm aviões particulares e milhões em 'offshores', tudo bons rapazes", acusa-se em recente publicação no Facebook.
© Shutterstock

Sobre uma imagem de Mário Soares e referência ao seu “património de 17 milhões” de euros, a publicação em causa (datada de 12 de Dezembro) no Facebook destaca que “antes do 25 de Abril tínhamos 128 ricos, mas esses bem ou mal justificavam as suas riquezas, tinham bancos, fábricas e várias indústrias”.

Em contraponto, “agora temos 19.849 milionários e multimilionários, 99,9% foi tudo gente que passou pela política. Alguns chegaram nos anos 80 à estação de Santa Apolónia com uma meia de cada cor, agora têm aviões particulares e milhões em offshores, tudo bons rapazes”.

Os números indicados têm fundamento?

De acordo com o “Global Wealth Report 2024” da UBS, divulgado em julho, registou-se um total de 171.797 milionários em Portugal no ano de 2023 – um aumento de cerca de 5.000 em comparação com o ano transacto.

A classificação de milionário neste relatório corresponde ao detentor de riqueza superior a um milhão de dólares norte-americanos.

Estima-se também que o número de milionários em Portugal continue a aumentar nos próximos anos, à escala de 10%, até um total de 189.235 em 2028.

Na publicação no Facebook aponta-se para apenas 19.849 milionários e multimilionários, mas o facto é que os dados do “Global Wealth Report” apontam para mais de 100 mil desde há largos anos.

Ainda assim, entre os países analisados, posiciona-se no fundo da tabela, com um dos menores números em termos absolutos.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque