O primeiro jornal português
de Fact-Checking

É verdade que a Polónia está a desaparecer de alguns mapas da Europa?

União Europeia
O que está em causa?
Vídeos com um mapa da Europa onde o território correspondente à Polónia aparece distribuído por outros países tornaram virais várias publicações nas redes sociais. Uma delas garante mesmo que o mapa foi apresentado por media holandeses. É verdade?

“Um estranho mapa da Europa sem a Polónia! Sobre o que é isso?” Este é o título de um vídeo partilhado no YouTube que apresenta um mapa da Europa em que o espaço geográfico correspondente à Polónia não aparece identificado enquanto tal. Aquela configuração merece a crítica do autor, que escreve em polaco.

O mesmo mapa foi divulgado através de um vídeo (entretanto já retirado) no TikTok. Segundo o jornal polaco de fact-checking Demagog – que ainda teve acesso ao conteúdo antes deste ser suprimido –, a narrativa associada era a de que os meios de comunicação social holandeses apenas mostram mapas sem a Polónia, sinal de que as suas fronteiras eram consideradas diluídas. O vídeo era acompanhado também da inscrição “Polónia, Palestina 2.0?

O território polaco tem sido disputado ao longo dos séculos, com diversas ocupações, redefinições limítrofes e repartições por outros países. Em 1939, foi inclusive invadido, em simultâneo, por Alemanha (Oeste) e União Soviética (Leste), operações militares que marcaram o início da II Guerra Mundial.

O mapa é real/apresentado como oficial por alguma instituição ou órgão de comunicação social?

Não. A pesquisa do Demagog permitiu concluir que aquele mapa é de um utilizador da plataforma Reddit, mais concretamente de um jogo. Por votação dos participantes, é decidido que país poderia conquistar território aos seus vizinhos. Assim sucedeu com a Polónia que, de acordo com a vontade manifestada pelos jogadores, viu o seu espaço retalhado e entregue a outros países. Mas não foi a única nação desfeita, já que, por exemplo, Espanha (em favor de Portugal), França, Itália ou Suécia também não têm o seu nome inscrito no mapa apesar de aparecerem as suas áreas.

Refira-se que a pessoa à qual está associada a conta de uma destas publicações que veiculou o vídeo (aquela que já foi apagada), através de outros perfis, é já autora de outras publicações falsas.

É, portanto, falso que haja mapas da Europa oficiais ou nos media nos quais o nome da Polónia tenha sido retirado e o território daquele país atribuído a outras nações.

________________________________________

UE

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “EUROPA”. O projeto foi cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa de subvenções do Parlamento Europeu no domínio da comunicação. O Parlamento Europeu não foi associado à sua preparação e não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores do programa. O Parlamento Europeu não pode, além disso, ser considerado responsável pelos prejuízos, diretos ou indiretos, que a realização do projeto possa causar.

________________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque