“A Coca-Cola doou morgues à Ucrânia”. Esta informação, partilhada no X, é sustentada por imagens de uns contentores brancos com o logótipo da marca norte-americana de refrigerantes, onde se podem ler as palavras “mobile morgue” (morgue móvel, em tradução livre) inscritas a vermelho.
A 4 de novembro, a Coca-Cola Ucrânia publicou as mesmas imagens na sua conta oficial. No entanto, em vez de “morgue móvel”, estes contentores aparecem com o texto em ucraniano “мобільних котелень”, ou seja, caldeiras móveis. No mesmo “post”, a marca explica que os contentores contêm caldeiras com uma potência de aproximadamente 600 Megawatts e que a finalidade é aquecer instituições de ensino, instalações médicas e edifícios residenciais.
Como se pode verificar nas imagens, além do logótipo da Coca-Cola está ainda inscrito nestes contentores o logótipo da Cruz Vermelha. Tal como verificou o jornal de fact-checking espanhol “Maldita.es”, a fotografia original foi publicada na rede social Instagram, pela conta oficial da Cruz Vermelha Ucrânia, no passado dia 30 de outubro. Nessa imagem, os contentores também não exibem as palavras “morgue móvel”, ao contrário do que circula nos “posts” partilhados nas redes sociais.
A Cruz Vermelha explicou ainda em comunicado que as caldeiras funcionam com gás natural e que se pode alterar para diesel, caso haja uma interrupção no fornecimento de gás.
Além da Coca-Cola e da Cruz Vermelha, também a Administração Estatal da Região de Kiev publicou, a 14 de novembro, conteúdo acerca destes contentores no seu canal de Telegram. Nesta publicação, a fotografia mostra o contentor de forma mais nítida e permite que se leia o texto inscrito na porta do contentor, justamente por baixo das palavras a vermelho: “Caldeira móvel feita com o apoio da Cruz Vermelha Ucraniana e da Coca-Cola.”
De acordo com a Cruz Vermelha, este é um projeto de colaboração com a Coca-Cola que visa fornecer aquecimento a dez regiões da Ucrânia. Só em 2023 foram fornecidas 45 caldeiras às comunidades locais. Este ano o número sobe para 60.
Posto isto, conclui-se que se trata de uma iniciativa de colaboração entre a Coca-Cola e a Cruz Vermelha para apoiar o povo ucraniano e que houve uma doação, sim, mas não de morgues.
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