O primeiro jornal português
de Fact-Checking

É preciso esperar três anos por uma consulta no Hospital Santa Maria enquanto que os pedidos de nacionalidade se obtêm em 14 dias?

Sociedade
O que está em causa?
Numa publicação na rede social Facebook, um utilizador, sem identificar de que especialidade se trata, afirma que o período de espera de uma consulta no Hospital Santa Maria em Lisboa corresponde a três anos, ao passo que a nacionalidade portuguesa se obtém em 14 dias. Será verdade?
© Shutterstock

“Esfrega agora na cara… Consulta em Santa Maria, 3 anos de espera. Pedido de nacionalidade 14 dias”, esta é a frase que um utilizador da rede social Facebook publicou a 4 de janeiro. Mas será que transmite informação verdadeira?

Ao visitar o site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é possível verificar os tempos de espera, por especialidade, das consultas nos vários hospitais públicos do país. Uma vez que o autor da alegação não especificou a especialidade da consulta a que se refere, o Polígrafo verificou os dados dos tempos de espera relativos a todas especialidades do Hospital Santa Maria.

Após a análise detalhada dos tempos de espera, foi possível concluir que nenhuma especialidade regista um tempo de espera equivalente a três anos, conforme a afirmação. O que nos leva a crer que a alegação será falsa.

No entanto, pôde-se confirmar, através desta pesquisa, que as especialidades que possuem, neste momento, os tempos de espera mais prolongados são as de Ginecologia (310 dias), Urologia (231 dias) e Neurologia (213 dias).

Quanto aos pedidos de nacionalidade portuguesa, a referência ao caso mediático das gémeas luso-brasileiras, que obtiveram a nacionalidade em 14 dias, é clara. No entanto, Filomena Rosa (presidente do Instituto dos Registos e Notariado), em declarações proferidas na Comissão Parlamentar de Inquérito a 10 de julho de 2024, assegurou que “há processos de atribuição de nacionalidade muitos mais demorados, que atingem os dois anos“, não sendo 14 dias um período considerado normal e muito menos uma média.

Posto isto, a afirmação é falsa.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque