"Covid 19: saiba que pode fazer o teste na segunda-feira, estar exposto ao vírus na terça-feira, receber o resultado negativo na quarta-feira, reunir com amigos na quinta-feira, sentir algum mal estar na sexta e pensar 'estou negativo', voltar a realizar o teste no sábado, sair positivo na segunda-feira e durante a semana já deixou infetado o grupo de pessoas com quem se reuniu na quinta", destaca-se na publicação em causa.

Esta hipótese tem sustentação factual ou validade científica?

De acordo com um documento do Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas (EUA) de 31 de agosto, intitulado como "Testes de Covid-19: testes de PCR, antígeno e anticorpos explicados", um teste PCR negativo (commumente conhecido como teste da zaragatoa) significa apenas que a pessoa provavelmente não estava infetada no momento em que a amostra foi recolhida. Porém, não significa que não vá ficar doente - só quer dizer que não estava infetada com Covid-19 no momento do teste.

O teste também não ajuda a determinar quem esteve infetado no passado e, em alguns casos, a pessoa testará positivo apenas após alguns dias de exposição ao vírus. Por outro lado, o vírus também pode ser encontrado na amostra recolhida e a pessoa já não contagiar outras.

Questionado pelo Polígrafo, João Júlio Cerqueira, médico de Medicina Geral e Familiar e criador do projeto "Scimed", sublinha que se sabe que cerca de "metade das pessoas infetam outras na fase pré-sintomática". Como tal, considera que "a linha temporal descrita [na publicação] é uma possibilidade real".

__________________________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network