O primeiro jornal português
de Fact-Checking

É falso. Vulcões não poluem tanto quanto os humanos

Ambiente
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
A teoria de que os vulcões emitem tanto ou mais dióxido de carbono do que os humanos é defendida em várias publicações nas redes sociais. No entanto, a ciência demonstra que a ação humana tem uma contribuição consideravelmente superior à dos vulcões no que diz respeito à emissão de gases com efeito de estufa.

“Sabendo que os carros são a principal fonte de emissão de gases poluentes provocados pelo Homem, fácil é admitir que os vulcões poluem tanto como nós.” Esta é a tese defendida numa publicação de Facebook que conta com mais de 160 partilhas.

Em tom irónico, o autor do texto lança uma questão: “Que tal aplicar uma taxa de carbono e enxofre a cada vulcão… e deixar a Humanidade em paz?”.

No entanto, a teoria defendida neste post não tem fundamento científico. Fátima Viveiros, investigadora dedicada a estudar os gases vulcânicos no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, explica ao Polígrafo que “a contribuição humana [no que diz respeito às emissões de dióxido de carbono] é muito superior à contribuição dos vulcões”, tal como se tem demonstrado em vários estudos (como este e este).

A especialista adianta que, neste sentido, segundo os dados científicos mais recentes, a contribuição antrópica (com origem na ação humana) será “40 a 100 vezes superior àquela que é a contribuição vulcânica”.

Fátima Viveiros esclarece que os vulcões libertam dióxido de carbono “quer estejam em erupção, quer estejam em períodos de dormência” e que estas emissões devem ser contabilizadas “nos estudos relacionados com as alterações climáticas”. A vulcanóloga reitera, contudo, que a libertação deste gás pelos vulcões não chega sequer perto das emissões de CO2 por via da ação humana.

“Mesmo quando há erupções vulcânicas, os vulcões não chegam aos nossos calcanhares no que diz respeito à nossa contribuição”, conclui.

Em suma, segundo a evidência científica, além de os vulcões não emitirem tanto dióxido de carbono quanto os humanos, a contribuição antrópica para a emissão de gases com efeito de estufa é largamente superior à contribuição vulcânica.

 

___________________________________

EMIFUND

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque