"O ex-presidente do Sporting e ex-concorrente do Big Brother, o DJ Bruno de Carvalho, tem queda para a música. Literalmente". Esta é a legenda que acompanha um curto vídeo no Facebook em que se observa um DJ a atuar num palco que acaba por ceder após alguns saltos do artista. Esta publicação em concreto já foi partilhada centenas de vezes e conta com mais de 40 mil visualizações.

Bruno de Carvalho foi destituído da presidência do Sporting na sequência do caso do ataque a Alcochete, em 2018. Alguns anos depois, iniciou a sua carreira artística, ao surgir como DJ em várias discotecas. No início de 2022, foi um dos participantes do programa da TVI, "Big Brother Famosos".

A gravação de apenas 13 segundos a que o ex-dirigente desportivo está a ser associado tornou-se também viral no Twitter. No dia 31 de maio, uma das trends principais do dia era precisamente "Bruno de Carvalho", com o vídeo em causa a ser alvo de partilhas e retweets durante várias horas. A maioria dos posts remete para um canal de YouTube onde o conteúdo em causa foi publicado, a 30 de maio de 2022, com a legenda: "Bruno de Carvalho desaparece em palco".

Foi também nesta rede social que os utilizadores fizeram soar o alerta para a descontextualização de que eram alvo estas imagens. "Porque somos sempre #pelaverdade a pessoa em questão no vídeo da queda no palco é o DJ Kevin e foi em 2018… larguem lá um pouco o Bruno de Carvalho… não vale tudo para ter likes e views… que obsessão", destaca-se num tweet partilhado na noite de 31 de maio. 

De facto, a gravação da queda de um DJ durante um espectáculo foi publicada em julho de 2018 no YouTube pela estação de rádio brasileira "Tarobafm". Na altura, a estação noticiava a queda em palco do DJ Kevin, uma figura conhecida no meio artístico brasileiro. "No último sábado (14) o artista faria uma apresentação durante festa em Cajuru-SP. Quando subiu ao palco o DJ foi 'engolido' quando a estrutura cedeu. Um vídeo feito por um dos participantes do evento mostra o DJ desaparecendo ao cair em buraco no chão do palco", descreve-se na legenda do vídeo.

O sucedido foi ainda noticiado pelo "G1", portal de notícias da Globo, que dava conta dos ferimentos ligeiros sofridos pelo artista. "Kevin sofreu cortes na boca e escoriações. Ele foi levado pela produção a um hospital e passa bem. O show foi cancelado", indica-se na peça onde é divulgado o esclarecimento do próprio artista sobre o acidente e o seu estado de saúde.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.