"'ABC' realmente alterou a fotografia de Salvador Ramos para ele parecer mais caucasiano ou isto é falso?", questiona-se numa publicação no Twitter, de 25 de maio. Duas capturas de ecrã são colocadas lado a lado, uma com a fotografia de Salvador Ramos e outra de um jovem que, se olharmos atentamente, tem o cabelo igual mas feições e tom de pele diferente.

Salvador Ramos entrou numa escola primária (Robb Elementary School, no Estado do Texas) com uma pistola e uma espingarda semiautomática, matou pelo menos 19 crianças e dois professores. Antes disso, tinha baleado a própria avó. Tinha 18 anos e acabou por ser abatido pela polícia no local.

Não há qualquer prova que a ABC News tenha alterado a fotografia do atirador e nenhuma imagem semelhante pode ser encontrada no seu site oficial. Aliás, o canal televisivo acompanhou, no dia do tiroteio, tudo o que se passou e a única imagem que utilizou do atirador pode ser vista neste tweet:

A ABC News também confirmou à plataforma de fact-checking "Politifact" que não usou qualquer imagem manipulada do atirador nos seus espaços noticiosos.

Não é a primeira vez que o Polígrafo verifica desinformação sobre este caso e sobre Salvador Ramos. Por exemplo, tem circulado nas redes sociais que o jovem de 18 anos era imigrante ilegal mas, tal como a polícia confirmou, Salvador Ramos era um nativo americano.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network