"A saudação nazi do grupo ucraniano aplaudido na Eurovisão pela multidão e por todos os europeus fascistas"; "Esta também é uma saudação Nazi? De caminho mais vale cortar os braços aos ucranianos, coitados, tudo o que eles fazem é considerado nazi"; "No Festival da Eurovisão, quando a júri polaca deu os 12 pontos à Ucrânia, gritou 'glória à Ucrânia' e fez a saudação nazi", lê-se em vários tweets.

Vários utilizadores do Twitter recorreram a esta rede social, durante os últimos dias, para divulgar imagens do Festival da Eurovisão, que aconteceu no último sábado, 14 de maio, onde se vê, alegadamente, um dos membros da banda vencedora, ucraniana, Oleg Psiuk, a fazer a saudação nazi.

Além dele, também a porta-voz, atriz e apresentadora da Eurovisão na Polónia, Ida Nowakowska, terá feito uma saudação nazista durante a cerimónia.

No entanto, nenhum dos vídeos em questão parece mostrar os dois indivíduos a fazerem esse gesto. A escolha do ângulo é propositada para dar a entender que sim, nomeadamente no caso de Oleg Psiuk. Na realidade, este estava apenas a abandonar o palco e a acenar para o público (pode confirmar aqui).

Enquanto o rapper da Kalush Orchestra levantava o braço no ar, os seus dedos estavam inteiramente separados (e não colados uns aos outros, como é comum numa saudação nazi), dando a entender que este estava a mimetizar o ato dos seus colegas de banda.

No caso da porta-voz do júri polaco, Ida Nowakowska parece, de facto, formar um "V" com os dedos, enquanto atribuía os 12 pontos da Polónia à Ucrânia. No vídeo original, que pode ser visto aqui, aos 12 minutos e 15 segundos, é possível ver a jurada a protagonizar o sinal de paz.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network