Circula nas redes sociais a informação de que o Presidente dos Estados Unidos da América terá aprovado um novo cartão que garantirá um seguro de saúde gratuito para maiores de 25 anos. Algumas destas publicações incluem uma captura de ecrã de uma suposta reportagem televisiva cujo texto informativo noticia a alegada medida.

No entanto, a alegação em causa é falsa, dado que não há qualquer evidência de que esta medida tenha sido aprovada.

Em primeiro lugar, uma pesquisa pela suposta medida nos principais órgãos de comunicação de referência não mostra resultados que comprovem que a Administração Biden tenha criado este novo cartão de saúde.

Noutro plano, tal como constatou o jornal de verificação de factos “Check Your Fact”, a suposta medida não consta nem no site da Casa Branca, nem no site do Centro de Serviços Médicos dos Estados Unidos.

Além disso, uma pesquisa pela imagem através de ferramentas de busca reversa permite concluir que a imagem de Joe Biden presente na publicação não foi captada por uma estação televisiva durante o anúncio desta suposta medida. Tal como o "Check Your Fact" verificou, a fotografia original foi tirada em fevereiro de 2021, por Evan Vucci da Associated Press. A imagem foi captada enquanto o chefe de Estado fazia um discurso sobre um golpe militar na Birmânia.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network