O primeiro jornal português
de Fact-Checking

É a primeira vez que um clube consegue marcar mais de 100 golos na liga portuguesa de futebol?

Desporto
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
O Sport Lisboa e Benfica acaba de vencer o principal campeonato português de futebol, pela 37ª vez na sua História, e alcançou a marca de 103 golos marcados em 34 jogos. Nas redes sociais há quem aponte para um feito inédito. Mas terá sido a primeira vez que um clube consegue marcar mais de 100 golos na liga portuguesa de futebol? Verificação de factos.

Total: 103 golos. O Sport Lisboa e Benfica venceu a edição de 2018/19 da liga portuguesa de futebol e marcou mais de uma centena de golos. Nas redes sociais há quem aponte para um feito inédito e vários leitores do Polígrafo solicitaram uma verificação de factos sobre esta matéria.

É mesmo a primeira vez que uma equipa consegue marcar mais de 100 golos na liga portuguesa de futebol?

Não. De facto, é a quarta vez.

Consultando a base de dados zerozero.pt verifica-se que já tinha acontecido na temporada de 1972/73, quando o mesmo Sport Lisboa e Benfica marcou 101 golos (40 dos quais por Eusébio da Silva Ferreira) em 30 jogos. Ou seja, há 46 anos, ainda antes da revolução de 25 de abril de 1974.

 

 

Repetiu assim um feito que já conquistara na temporada de 1963/64, quando marcou 103 golos em apenas 26 jogos (nessa altura, o principal campeonato português era constituído por 14 equipas), na “época de ouro” da geração de Eusébio (melhor marcador dessa edição com 28 golos).

 

No entanto, esse registo de 103 golos não foi o melhor de sempre.

O recorde de golos marcados numa edição do campeonato português de futebol pertence ao Sporting Clube de Portugal, na temporada de 1946/47, tendo então acumulado um total de 123 golos (43 dos quais por Fernando Peyroteo). O mesmo clube quase repetiu o feito na temporada de 1948/49, com 100 golos marcados a coroarem o “tricampeonato” para a geração dos denominados “cinco violinos“: José Travaços, Jesus Correia, Albano Pereira, Manuel Vasques e o já referido Peyroteo (mais 39 golos nessa temporada).

Avaliação do Polígrafo:

 

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes